top of page
Wiliam e o Mundo

Primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa é celebrado nesta terça-feira (05/05)


Foto: Divulgação/UNESCO

Em 2019 a UNESCO oficializou o dia 5 de Maio de cada ano como o "Dia Mundial da Língua Portuguesa", entretanto desde 2009 a data já vinha sendo celebrada pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento deste ano será marcado por um concerto online que terá a participação de vários artistas, escritores, desportistas, cientistas, além de mensagens do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro português, António Costa, do chefe de estado de Cabo Verde e presidente em exercício da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, do secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles e do Embaixador Sampaio da Nóvoa, representante de Portugal na UNESCO.


A iniciativa desse evento é expandir o multilinguismo e a diversidade cultural dos países lusófonos na comunidade internacional. A língua portuguesa é o quinto idioma mais falado no mundo, com mais de 265 milhões de falantes. No hemisfério sul é a língua mais falada. No Mercosul, União Africana e União Europeia é considerada uma língua oficial de trabalho.


Saiba mais sobre a CPLP:

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa foi criada em 17 de Julho de 1996 e tem como objetivo o aprofundamento da amizade e da cooperação política, econômica, científica e educacional, entre os países-membros.


A CPLP é regida pelos seguintes princípios: 

  • Igualdade soberana dos Estados membros;

  • Não-ingerência nos assuntos internos de cada estado;

  • Respeito pela sua identidade nacional;

  • Reciprocidade de tratamento;

  • Primazia da paz, da democracia, do estado de direito, dos direitos humanos e da justiça social;

  • Respeito pela sua integridade territorial;

  • Promoção do desenvolvimento;

  • Promoção da cooperação mutuamente vantajosa.

Os países presentes na CPLP são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste) e a província chinesa de Macau.


Comments


bottom of page