Via CBMDF
Com a sensação de dever cumprido, chegou à Brasília na noite deste domingo, 12/09, os 24 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) que compuseram a Força-tarefa de missão humanitária ao Haiti, junto ainda de 4 militares da Força Nacional e 4 do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Após o desembarque foram recebidos pelo Comandante Geral do CBMDF, Cel. William Augusto Ferreira Bomfim.
A cooperação brasileira atuou por 21 dias no país, após um terremoto e uma tempestade tropical que o atingiram em agosto. O abalo sísmico deixou mais de 1,3 mil mortos e quase 7 mil feridos, além de destruição e danos estruturais em cerca de 30 mil casas, de acordo com números divulgados pela Defesa Civil haitiana.
Os militares, que tiveram a base montada na cidade Les Cayes, atuaram em ações de busca em estruturas colapsadas, na desobstrução de vias, construção e recuperação de pontes e acessos, distribuição de alimentos, primeiros socorros à feridos, demolição de estruturas comprometidas, construção de abrigos, entre outras atividades. Diante da dificuldade em encontrar água potável nas comunidades, foi realizada a instalação de purificadores de água em vários postos de atendimento, a fim de minimizar possíveis problemas de saúde para a população.
Embora a situação do país seja crítica após os desastres, os bombeiros reforçaram a resiliência e alegria encontradas no povo haitiano.
O CBMDF reforça seu compromisso com a população, cumprindo sua missão “Vidas alheias e riquezas salvar”, a fim de atender sempre, da melhor forma, os que necessitam de socorro.
Bình luận