Em homenagem às cozinhas ancestrais, a Embaixadora mexicana Laura Esquivel, em parceria com os chefes de cozinha Sumito Estévez (Venezuela) e Marco Antonio Meléndez (México), juntamente com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), apresentaram na semana passada, propostas culinárias com ingredientes tradicionais das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
O evento foi sediado no IICA e reuniu embaixadores, membros diplomáticos, representantes de organizações internacionais e mídia.
O representante do IICA no Brasil, Gabriel Delgado, disse ser um momento propício para mostrar a cozinha ancestral brasileira. "Muitas vezes nós falamos de agricultura familiar, de agricultura dos povos originários e a verdade é que falamos pouco para a sociedade como um todo. Esse evento tem a ver com isso, de falar através da comida, da culinária com a sociedade para poder valorizar o valor da comida para a cultura brasileira e para todos os povos da América", destacou.
A Embaixadora do México, Laura Esquivel, anfitriã do evento, enfatizou que é importante enfatizar a cozinha ancestral de um país. "Creio que essas crises (humanitárias) nos fazem valorizar e repensar. A nossa busca não está no ouro, o verdadeiro tesouro está no conhecimento, essa herança, a natureza, a forma de celebrar e de comer. E o Brasil, vocês são realmente ricos nessa tradição ancestral", afirmou.
Foram apresentados releituras de pratos brasileiros com um toque latino-americano pelos chefes convidados e pela Embaixadora. Pratos muito saborosos que encantaram os convidados.
Adorei a matéria. William, você sempre nos presenteando com algo novo . Obrigada.